ITUPIRANGA: CÂMARA REALIZA MAIS UMA SESSÃO ORDINÁRIA

A sessão ordinária realizada nesta terça-feira (22), iniciou as 09:30 minutos com os seguintes vereadores; presidente Elton Sousa (Elton do Galpão), Wagno Godoy, Evaldo Pimentel (Negão da Leolar), Márcia Cunha, Edilson Santos, Marcone Ferraço e Tonico Marinho.

Após a leitura da ata da sessão anterior e leitura da ordem do dia, o presidente Elton Sousa (Elton do Galpão) pediu licença a todos os presentes anunciando a sua saída da sessão por motivo de saúde, passando a presidência da sessão ao vereador Wagno Godoy para continuar a sessão.

TRIBUNA

NEGÃO DA LEOLAR


O vereador Evaldo Pimentel (Negão da Leolar) abriu seu pronunciamento agradecendo a Deus pela oportunidade de participar de mais uma sessão e em nome do vereador Tonico Marinho saudou os pares da casa, em nome do ex-vereador Nilton cumprimentou todos da galeria.

Em seguida o vereador lamentou a atitude do prefeito Benjamin Tasca e sua equipe durante a abertura dos jogos no Distrito de Cajazeiras quando o prefeito ignorou os vereadores presentes, fato que segundo o parlamentar não é de se estranhar, pois é de conhecimento de todos e do próprio parlamento municipal, o prefeito não gosta de vereadores.

Evaldo Pimentel disse que Itupiranga vive uma ditadura, segundo o parlamentar, o cidadão que entra no portal da prefeitura para cobrar ou questionar a gestão sobre obras e despesas é imediatamente bloqueado.

Sobre o novo Mercado Municipal, o vereador denunciou a péssima qualidade da obra, que nem bem foi inaugurado e na primeira chuva que caiu desceu uma verdadeira cachoeira do telhado.

Falando da Secretaria de Infraestrutura, Evaldo Pimentel disse que inda não sabe como o atual secretário Paulo Barros se mantem no cargo, segundo o vereador o mesmo não tem condições nenhuma de permanecer no cargo e frisou as péssimas condições das ruas na Sede, Distritos e Vilas do município, além das estradas vicinais, como por exemplo, a vicinal do PA Mamuí.

O vereador falou também do descaso e denunciou a Equatorial Energia que segundo ele os principais distritos e toda a Zona Rural sofrem constantemente com a falta de energia, especialmente quando chove, e devido esse descaso no próximo dia (28), será recebido em audiência pela Equatorial Energia em Belém com o Deputado Hélio Leite e a Deputada Renilce Nicodemos.

Evaldo Pimentel encerrou seu pronunciamento  conclamando os pares para revisar urgente a Lei Orgânica do Município, que de acordo com ele tem que sofrer alterações para o bem do município.

TONICO MARINHO


O vereador Antonio Marinho (Tonico Marinho) abriu seu tempo regimental na tribuna agradecendo a Deus e em nome do senhor Francisco todos os presentes na galeria, em nome do vereador Junior Belchior os pares da casa.

Tonico Marinho falou da alegria de receber na sessão o Conselho Municipal do Idoso e alguns dos moradores da Casa do Idoso.

Em seguida defendeu o requerimento de sua autoria que pede ao executivo municipal a construção da Casa do Estudante. Segundo Tonico Marinho, muitos alunos estão se mudando para Itupiranga, seja para fazer faculdade como o curso de direito e pedagogia ofertados aqui, quanto para concluir o ensino médio e que muitas das vezes os pais não têm condições de pagar o aluguel para que seus filhos façam uma faculdade ou até mesmo terminar o ensino médio.

MARCIA CUNHA


A vereadora Marcia Cunha abriu seu tempo regimental saudado seus pares em nome do presidente em exercício Wagno Godoy e em nome dos idosos presentes na sessão saudou todos da galeria.

A vereadora fez um breve relato da sua ida a capital do estado quando na oportunidade esteve na companhia da Deputada Renilce Nicodemos visitando várias secretarias buscando recursos para o município de Itupiranga, dentre as secretarias ela esteve na Secretaria de Estadual de Desenvolvimento e Obras Públicas (SEDOP) onde reuniu com o Secretário Benedito Ruy Santos Cabral, ficando acertado que no máximo em quinze dias concluiriam o projeto para que a emenda de R$ 300.000.00 (trezentos mil reais), articulada pela vereadora e liberada através de emenda da Deputada Renilce Nicodemos seja liberada para reforma e ampliação do Estádio Jaime Sena Pimentel, para que ano que vem o Itupiranga possa mandar seus jogos em casa.

Ainda em Belém a vereadora Marcia Cunha e a Deputada Renilce Nicodemos visitaram a Casa Civil do Governo do estado e Secretaria de educação (SEDUC).

Marcia Cunha parabenizou as mulheres pela posse no Conselho da Mulher e em nome da presidente do Conselho, Professora Luíza Chaves desejou boa sorte a todo o Conselho.

Finalizando sua participação na tribuna a vereadora anunciou que em breve será a vez da implantação da Rede de Proteção a Mulher e a Ouvidoria da Mulher na Câmara.

MARCONE FERRAÇO


Saudou a todos os presentes em nome dos ex-vereadores Raimundão do Sindicato e Nilton Moura, em seguida fez a defesa dos seus requerimentos; 025/2022, que requer do poder executivo e respectivamente da Secretaria de Promoção Social atendimento as localidades da Vila Jurunas, Coco II e Sapeca para regularização do cadastro único, auxilio Brasil, emissão de RG e atendimentos dos demais serviços sociais. 026/2022, que requer do executivo municipal e respectivamente da secretaria de Saúde atendimento medico, odontológico e prevenção na Vila Jurunas, comunidades Coco II e Sapeca devido à carência nestes serviços pelas pessoas que vivem lá sem atendimento e sem condições de deslocamento até a sede para serem atendidos. 027/2022, que requer do pode executivo e respectivamente da secretaria de Educação informações sobre os recursos da educação infantil observando que tem entrado muito dinheiro e, no entanto, não se sabe onde foi gasto o dinheiro que entrou.

“Esse é o nosso direito, cobrar e mostrar para população, pra isso foi criado um grupo formado por quatro vereadores, eu, Junior Belchior, Edilson Santos e Jairo Jadjiski para unirmos forças e cobrar e até mesmo abrir CPI e se for preciso denunciar nos Ministério Público Estadual e Federal.” Finalizou o vereador Marcone Ferraço.  

JUNIOR BELCHIOR


O vereador Junior Belchior iniciou seu pronunciamento saudando os vereadores presentes, servidores da casa e em nome dos ex-vereadores Nilton Moura, Eni do Vale e Raimundão do Sindicato, saudou todos da galeria.

Junior Belchior ressaltou que ouvindo os discursos percebe-se que nem tudo é maravilha no município, mas é importante também reconhecer aquilo que está sendo feito no município, assim como também é importante o vereador usar a tribuna para cobrar do executivo aquilo que de fato está errado, por esse motivo foi criado o grupo dos quatro, para se preciso denunciar na tribuna, denunciar no Ministério Público seja ele Federal ou Estadual e até mesmo abrir CPI caso seja necessário.

O parlamentar aproveitou a tribuna para defender dois requerimentos de sua autoria, o primeiro requerimento pede ao executivo e a SEMED uma escola de qualidade na Vila Betânia, pois a comunidade clama por uma escola descente. Já o segundo requerimento, no requerimento seguinte, o vereador Junior Belchior requereu ao poder executivo e secretaria de Infraestrutura a imediata recuperação das ruas do Bairro Primavera, segundo o parlamentar as ruas do Bairro Primavera não estão diferente do restante da cidade, são ruas intrafegáveis até mesmo para pedestres.  

“Quando subo nesta tribuna para dizer que entraram nos cofres do município 142 milhões de reais eu não estou mentindo, estou falando a verdade para que a população saiba e tenham conhecimento.” Finalizou Junior Belchior.

EDILSON SANTOS


O vereador Edilson Santos abriu seu tem regimental na tribuna saudando o presidente em exercício vereador Wagno Godoy, em nome de todas as mulheres saudou a galeria.

Continuando seu pronunciamento, Edilson Santos disse que queria mandar um recado, não para os secretários e sim, para o Prefeito Benjamin Tasca que é quem tem o poder de decisão. De acordo o parlamentar, é inadmissível que as ruas de Itupiranga estejam como estão, sendo que tem empresas ganhando para revitalizar e nada faz. O vereador lembrou que quando o atual secretário de Infraestrutura era vereador, ele tinha solução pra tudo, hoje a frente da secretária, não tem solução pra nada.

Sobre a CPI da Hidrofort o parlamentar disse que parece que tem um protetor forte dentro do município, para o parlamentar é hora de tirar o couro de jacaré da costa da Hidrofort e abrir a CPI proposta pelo vereador Pastor Rarison.

Em seguida defendeu os requerimentos de sua autoria, que requer do poder executivo municipal e da secretaria de Infraestrutura a imediata recuperação das ruas, pois segundo ele, faz vergonha para quem tem vergonha, pois estão todas cheias de buracos, algumas intrafegáveis, quando na verdade, empresas vem recebendo dinheiro para manutenção, comendo o dinheiro e não fazendo nada. Por fim, pediu ao secretário de Educação através de requerimento para que olhe para escolas da Zona Rural, exemplo são as escolas da Nova Jerusalém que se quer tem lâmpadas, um pouco menos que a escola do Ricardo que além de não ter energia, não tem banheiro e não tem condições nenhuma de funcionar devido à insalubridade no local.

TRIBUNA LIVRE

NILTON MOURA

Saudou todos os vereadores e em seguida solicitou aos vereadores empenho para que a Equatorial tome providências quanto ao fornecimento energia que às vezes passam cinco dias sem ser reestabelecida causando prejuízo para todo o Distrito de São Sebastião. 

ENI DO VALE

Convidou todos para participar da COPA DE INVERNO ENI DO VALE, e aproveitou para pedir ajuda para realização do evento.

Após colocar os requerimentos em votação e não tendo mais do que tratar o presidente Wagno Godoy deu por encerrada a votação.

ASCOM/CMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ITUPIRANGA: VEREADORES PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PEDRAL DO LORENÇÃO.

ITUPIRANGA: VEREADOR ELTON DO GALPÃO HOMENAGEIA FEIRANTES.

ITUPIRANGA: CÂMARA REALIZA A ÚLTIMA SESSÃO DO SEMESTRE.