ITUPIRANGA: PRESIDENTE DA CÂMARA ARTICULOU REUNIÃO ENTRE VENDEDORES DE PEIXE E O PREFEITO.

O presidente da Câmara Municipal de Itupiranga Elton do Galpão, acompanhado dos vereadores Jairo Jadjisk, vice-presidente da Câmara, Edílson Santos, Wagno Godoy, Marcone Ferraço, Erick Alves e Kairo Rodrigo, o prefeito Benjamin Tasca, vigilância sanitária e vendedores de pescados de Itupiranga se reuniram nesta quarta-feira (22), na sede da prefeitura municipal para um debate sobre as ações de combate, no município, à síndrome de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”. O encontro foi considerado positivo por ambas as partes, já que Itupiranga não tem nenhum caso suspeito.

O senhor Carlos, que falou representando os vendedores de pescado, pediu ao prefeito Benjamin Tasca e aos vereadores auxilio financeiro para classe devido à queda na venda do peixe.

Outra solicitação da classe foi que a prefeitura municipal fizesse uma campanha informativa sobre a situação sanitária do município em relação à qualidade do pescado vendido na feira do município.

O presidente Elton do Galpão destacou a importância do encontro para esclarecer que não há necessidade de proibir a comercialização e o consumo do pescado capturado no Rio Tocantins e no lago de Tucuruí, inclusive as espécies suspeitas de estarem relacionadas à infecção de pessoas, como tambaqui, pirapitinga e pacu. “Então, o que a gente quer é reforçar o papel das vigilâncias e entidades estaduais e municipais que estão dando toda segurança para que a população possa fazer o consumo do pescado daqui de Itupiranga com tranquilidade de que está se alimentando de forma saudável”, enfatizou.

O Técnico da Vigilância Sanitária, Wagner Carneiro, também reafirmou que a segurança está nas mãos do próprio consumidor, verificando a origem e as condições do peixe que está levando para casa, até porque os problemas estão mais relacionados com o acondicionamento do produto do que mesmo com a espécie a ser consumida. “A gente julga necessário alertar a população do que está acontecendo, mas sempre lembrando de que não há nenhuma proibição ou recomendação sobre evitar venda ou consumo do pescado. Nós sempre recomendamos, na verdade, não apenas para a síndrome de Haff, mas que seja uma rotina atentar para a origem e a qualidade do peixe e do armazenamento durante a venda. Isso é importante para que a população busque saber e se atentar”, destacou.

O prefeito Benjamin Tasca garantiu aos vendedores de pescado, que o primeiro passo para que a venda do pescado volte a normalidade, é uma campanha via radio e rede sociais mostrando para população que o consumo do pescado no município de Itupiranga é segura e confiável.

Finalizando, o prefeito Benjamin Tasca disse que ainda hoje na parte da tarde vai se reunir com a secretaria de saúde e com a vigilância sanitária para traçar metas que visam esclarecer e tranquilizar a população sobre o consumo de pescado no município de Itupiranga.

ASCOM/CMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ITUPIRANGA: VEREADORES PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PEDRAL DO LORENÇÃO.

ITUPIRANGA: VEREADOR ELTON DO GALPÃO HOMENAGEIA FEIRANTES.

ITUPIRANGA: CÂMARA REALIZA A ÚLTIMA SESSÃO DO SEMESTRE.