ITUPIRANGA: CÂMARA DE ITUPIRANGA APOIA O COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Representantes da Secretaria de Promoção Social do Município,  foram recebidas hoje no gabinete da presidência da Câmara por Ana Marques Chefe de Gabinete da Presidência, Drª. Letícia Milhomem Controladora Interna e Aílton Teixeira Assessor de Comunicação, a visita faz parte  da parceria entre a Câmara de Itupiranga e os órgãos de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.  

No entendimento do presidente da Câmara, vereador Elton Sousa “Elton do Galpão”, há necessidade de ser elevado o número de pessoas capazes e dispostas a denunciar os casos concretos de violência sexual contra crianças e adolescentes, assim como também de sensibilizar mais as famílias para que protejam esse público do abuso e da exploração sexual. Ele ressaltou que a Câmara de Itupiranga tem dado todo apoio às entidades que trabalham no combate a esses tipos de crimes.

O presidente Elton do Galpão afirmou que na próxima terça-feira a secretária municipal de Promoção Social Maria Edileusa vai usar a tribuna da Câmara para divulgar a Campanha Maio Laranja que visa combater a exploração sexual de crianças e adolescente.

Estudos feitos por especialistas mostram como identificar uma criança ou adolescente que esteja sendo vítima de abuso “Às vezes, crianças e adolescentes ficam caladas porque o agressor é pessoa conhecida e membro da própria família”. Há casos que acontecem na própria morada das vítimas. Daí porque é importante observar o comportamento, o convívio, procurar entender, por exemplo, porque o estudante, de repente, passou a tirar notas baixas, deixou de ser comunicativo e a viver em regime de reclusão voluntária. Assim, também, as crianças, que de uma hora para outra preferem não brincar com o "TIO", como faziam, ou passam a apresentar ferimentos e machucados sem comprovada explicação. O agressor pode ser um conhecido, um vizinho. É fundamental prestar atenção também no lado psicológico das vítimas. 

Se há dúvida, melhor denunciar primeiro. Todas as pessoas que percebam esse tipo de crime contra crianças e adolescentes não devem ficar caladas, mas procurar as autoridades, o Conselho Tutelar. Para não se comprometerem, vale até a denúncia anônima. E essas denúncias, de casos de maus-tratos e negligência a crianças e adolescentes, podem ser feitas aos Conselho Tutelar de Itupiranga através do (94) 99238-2367, às Polícias Civil e Militar, e ao Ministério Público, podendo ser noticiadas também ao serviço de disque denúncia: (Disque 100, Nacional).

ASCOM/CMI 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ITUPIRANGA: VEREADORES PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PEDRAL DO LORENÇÃO.

ITUPIRANGA: VEREADOR ELTON DO GALPÃO HOMENAGEIA FEIRANTES.

ITUPIRANGA: CÂMARA REALIZA A ÚLTIMA SESSÃO DO SEMESTRE.