ITUPIRANGA: VEREADORES, PREFEITO EM EXERCÍCIO E SECRETÁRIOS DISCUTEM REABERTURA DA UPA.

Na manhã desta segunda feira 11 de janeiro, os vereadores Junior Belchior, Marcia Cunha, Tonico Marinho, Marcone Ferraço, Negão da Leolar, Ângela da Mata, Erick Alves, Edilson Santos e Rarison Marcone sob a liderança do presidente da Câmara Municipal de Itupiranga, vereador Elton do Galpão, estiveram reunidos com o prefeito em exercício Professor Menezes, o qual estava acompanhado do procurador do município Dr. Antônio Marruaz e dos secretários Wanderil Lima / Saúde, Edileuza Ribeiro / Promoção Social, Lázaro / SEJEC e Artur Oliveira / Educação, em pauta, o aumento nos casos da Covid-19, reabertura da UPA e as medidas a serem tomadas.

O procurador do município Dr. Marruaz, abriu a reunião afirmando que todas as medidas do executivo serão baseadas juridicamente, para que todas as decisões sejam as mais transparentes possíveis.

Em sua fala o prefeito em exercício Professor Menezes lamentou a situação em que o obrigou a assumir o executivo municipal e pediu orações para o prefeito Benjamin Tasca.

Ainda de acordo com o Professor Menezes prefeito em exercício, o prefeito Benjamin Tasca encontra-se consciente e acompanhando através de informações o andamento do município, e que nenhuma decisão será tomada sem que haja o conhecimento do titular da pasta, em especial a contratação de pessoal e as nomeações dos cargos comissionados, tais com; secretários, diretores e chefes.

Com ralação as medidas de combate ao Covid-19, o prefeito em exercício anunciou que ainda hoje o executivo municipal publicará o decreto 016/2021, que dispõe de medidas preventivas ao enfrentamento do vírus SARS-CoV-2 (novo coronavírus), responsável pela COVID-19, que determinará a todas as pessoas no âmbito municipal o uso obrigatório de mascara em todos os espaços públicos, dentro de veículos, transporte coletivo, estabelecimentos comercias, industriais, templos religiosos e espaços esportivos.

De acordo com o decreto, no primeiro ato de infração, o infrator será advertido, em caso de reincidência, multa de R$ 200,00 (duzentos Reais).

Ainda de acordo com o decreto, os estabelecimentos acima citados devem oferecer aos seus usuários, álcool em gel 70%, disponibilizar em local visível e de fácil acesso, lavatório de mãos com água, sabão e papel toalha, além de assegurar o distanciamento de 1,0m (um metro) entre as pessoas, dentre outras medidas que serão publicadas no decreto.

Quanto a reabertura da UPA (UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO) para o tratamento dos infectados pelo COVID-19, o prefeito em exercício, assim como o secretário de saúde Wanderil Lima, disseram que não havia como dá uma resposta imediata devido a condição financeira em que foi encontrada a Secretaria Municipal de Saúde.

O presidente da Câmara vereador Elton do Galpão em sua fala, disse que o que não pode acontecer, é o que vem acontecendo, o Hospital Municipal sendo usado para tratar os pacientes infectados pelo COVID-19, sendo tratados juntos aos pacientes com outras patologias clinicas, e que a reabertura da UPA é fundamental para desafogar o Hospital Municipal e ao mesmo tempo trazer segurança aos pacientes e aos profissionais de saúde que ali trabalham.

Os vereadores Junior Belchior, Negão da Leolar, Rarison Marcone, Márcia Cunha, Tonico Marinho, Ângela da Mata, Marcone Ferraço, Edilson Santos e Erick Alves comungaram da ideia do presidente e disseram que não abrem mão da reabertura da UPA.

O vereador Junior Belchior foi além, e afirmou que após ouvir do atual secretário que a secretaria de saúde encontra-se com dívidas herdadas da gestão anterior, nada mais justo que sejam tomadas medidas cabíveis e os responsáveis sejam punidos dentro da lei, para Junior Belchior e outros vereadores que se manifestaram sobre o assunto, é inadmissível que a atual gestão tenha que pagar contas da gestão anterior.

Após ouvir todos os vereadores e os secretários presentes, o prefeito em exercício prometeu ainda hoje reunir com o secretário de saúde e a equipe técnica para achar uma saída e reabrir a UPA o mais rápido possível, nem que pra isso tenha que cortar gastos de outras secretarias municipais.

Encerrando a reunião, o presidente Elton do Galpão, disse que ele e todos os vereadores, vão continuar cobrando a reabertura imediata da UPA, pois vidas estão sendo perdidas no município para o COVID-19.

ASCOM/CMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ITUPIRANGA: VEREADORES PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PEDRAL DO LORENÇÃO.

ITUPIRANGA: VEREADOR ELTON DO GALPÃO HOMENAGEIA FEIRANTES.

ITUPIRANGA: CÂMARA REALIZA A ÚLTIMA SESSÃO DO SEMESTRE.