ITUPIRANGA: CÂMARA LAMENTA A MORTE DO EX-DEPUTADO ASDRÚBAL BENTES.


A Câmara Municipal de Itupiranga lamenta com profundo pesar a morte do ex-deputado Asdrúbal Bentes, ocorrida na manhã desta segunda feira 27 de abril vitima da COVID-19 na capital do estado.
Asdrúbal Mendes Bentes foi presidente do GETAT e deputado federal por seis mandatos onde contribuiu de forma significante para o crescimento e o desenvolvimento não só de Itupiranga como também da região sul e sudeste do estado como deputado recordista de emendas.
BIOGRAFIA
Iniciou sua carreira política ao filiar-se à Arena em 1976, partido que era aliado ao Regime Militar de 1964. Com o fim do bipartidarismo imposto pelo Regime, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que fazia frente de oposição ao regime em voga.
No ano de 1983, Asdrúbal foi eleito prefeito de Salinópolis, município do Pará.
Como presidente do GETAT, grupo que cuidava de terras da região do Araguaia, comandou conflitos de terras rurais e garimpo na região de Serra Pelada.
Participou também de uma organização de grandes latifundiários que se opunham à reforma agrária. Em novembro de 1986, candidatou-se pelo PMDB a deputado federal pelo estado do Pará. Elegeu-se e passou a ocupar seu cargo dentro da Câmara no início do ano seguinte.
Nas eleições de 1990 concorreu novamente ao cargo de deputado federal. Derrotado, Asdrúbal finalizou seu mandato em janeiro de 1991, encerrando suas atividades na Câmara dos Deputados. Na eleição seguinte concorreu novamente como deputado federal pelo estado do Pará, porém também não obteve êxito, ocupando o cargo de segundo suplente. Voltou à atividade parlamentar em 1997, quando assumiu a vaga que havia sido aberta com a saída do deputado Paulo Titan.
Encerrou seu mandato como deputado no início de 1999, data final de seu mandato. Em janeiro de 2001, Asdrúbal retornou ao cargo de deputado, no lugar de Jorge Costa, o qual assumiria como prefeito de Capanema.
Nas eleições de 2002, pôde reeleger-se com mais de quarenta e dois mil votos.
Em 2003, ocupou o cargo de vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados.
Na cidade paraense de Marabá, foi candidato a prefeito em outubro de 2004. Com 26.056 votos, Asdrúbal não conseguiu a reeleição, assumindo o candidato do PTB, Tião Miranda.
Em 2005, assumiu o cargo de vice-presidente da chama CPI dos Correios, a qual investigou os esquemas de corrupção entre estatais brasileiras e parlamentares. A partir de tais denúncias, surgiu o escândalo do "mensalão", que teve como delator Roberto Jefferson (PTB-RJ). Aprovado em abril de 2006, o relatório final da investigação sugeriu um acirramento da fiscalização de cargos públicos e indiciou mais de cento e quarenta pessoas.
No pleito eleitoral de 2006, conseguiu se reeleger como deputado federal, cargo que teve início em fevereiro de 2007. No mesmo ano, posicionou-se favorável a uma nova prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, que se estenderia até 2011.
Atividades Profissionais e Cargos Públicos:
Professor de Latim, Instituto de Educação do Pará e Colégio Estadual Paes de Carvalho, Belém, PA, 1960-1965; Procurador, Tribunal de Contas, Belém, PA, 1965; Presidente, GETAT, Marabá, PA, 1985-1986; Superintendente, INCRA, PA, 1991-1992; Assessor Especial, Governo do Estado do Pará, 1993-1994.
Atividades Sindicais Representativas de Classe Associativas e Conselhos:
Diretor, Sindicato de Conferentes e de Cargos do Estado do Pará e Amapá, 1964-1965; Presidente, Federação Paraense de Basquetebol, 1965-1966 e 1976-1977; Presidente, Paysandu Sport Club, 1991-1992.
Estudos e Cursos Diversos:
Direito, UFPA, Belém, PA, 1958-1962.
ASCOM/CMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ITUPIRANGA: VEREADORES PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PEDRAL DO LORENÇÃO.

ITUPIRANGA: VEREADOR ELTON DO GALPÃO HOMENAGEIA FEIRANTES.

ITUPIRANGA: CÂMARA REALIZA A ÚLTIMA SESSÃO DO SEMESTRE.